Realidade Aumentada/Virtual

Realidade Aumentada é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico (Milgram, 1994).

Esse é o nosso espaço para informações e exemplos sobre essa tecnologia. Cada grupo deve postar o(s) link(s) do seu trabalho, junto com um comentário sobre a utilização dessa tecnologia na prática. Abaixo, assistam a reportagem publicada no Jornal da Globo do dia 11/06/09 sobre realidade aumentada.

A Realidade Virtual é a utilização de equipamentos com Realidade Virtual, como por exemplo: um óculos, wiimote, uma câmera  e outros.

Prof: Oscar Dalfovo

37 Respostas

  1. Alunos: André, Naia, Robson
    Tema: Realidade Aumentada

    http://www.bmw.co.uk/z43d
    Entre no site e confira!

  2. Segue abaixo o link para a página do nosso exemplo de realidade aumentada. No mesmo link é possível encontrar o símbolo que deve ser impresso para usar no programa.

    http://www.skolsensation.com.br/realidadeaumentada/#/home

  3. O grupo composto por Eduardo, Jailson, Marlon, Tiago e Renato identifou o link abaixo como interessante no tópico de realiadade aumentada:
    http://vitormagalhaes.com/index.php/2009/02/27/realidade-aumentada/
    Esta realidade aumentada poderia ser utilizada em petshop, para apresentação de animais ou em livros para crianças onde poder haver uma interação, chamando assim mais a atenção de quem lê.

  4. O exemplo de realidade aumentada que demonstramos é de propriedade de empresa Senior Sistemas.
    Foi desenvolvida com fins comercias, demonstrando na forma de realidade aumentada alguns dos recursos que estão disponíveis em suas aplicações comerciais.

    URL para visualizar a aplicação: http://www.amelhorescolha.com.br

    Basta seguir passos descritos para visualizar.

  5. Crie sua própria realidade aumentada
    Site idealizado por dois brasileiros permite que você mesmo faça sua realidade aumentada.

    http://www.ezflar.com/

    Você pode subir imagens, vídeos, objetos 3D e até uma música de sua preferência. E a partir do momento que apontar o código para a câmera, aquilo que você selecionou será executado ou mostrado na tela.

    A idéia da equipe em uma aplicação, é na área imobiliária. O cliente tem disponibilidade da planta de seu imóvel, porém com um código imagem, ao acessar o site web da contrutora, terá acesso a planta em 3D, proporcionando a visualização de todos os ambientes e maior noção de espaço.

    Vídeo sobre realidade aumentada aplicada em loja de roupas: http://www.youtube.com/watch?v=NxQZuo6pFUw

    Equipe: Carla, Fernando, Lucas, Paulo e Valmor

  6. Realidade Aumentada e Mobile

    Realidade aumentada não é uma novidade, há alguns anos existem aplicativos para RA. Atualmente esta tecnologia está recebendo atenção especial, virando a febre do momento para aplicativos dedicados as plataformas do Iphone e especialmente dos portáteis que trazem o sistema operacional da Google, o Android.
    A criação de aplicativos de RA (Realidade Aumentada) para os dispositivos móveis acompanha a evolução de diversos componentes, o hardware (capacidade de processamento, câmera, etc.), o software (Android), velocidade de conexão (internet 3G, 4G), entre outros. Com todos esses recursos muitos aplicativos que utilizam RA estão sendo criados tanto para Iphone e Android. A Microsoft também pretende entrar na disputa com o Windows Mobile 7.
    Realidade Aumentada está caminhando para ser o futuro de muitas aplicações. A verdadeira experiência ainda não foi vista, mas muitos aplicativos estão crescendo, melhorando. Um exemplo é o software Wikitude, para Android, este utiliza o conteúdo do Wikipedia e do Qype. É possível pesquisar por pontos de interesse ou por uma lista de itens, com informações na tela sobre o local focado pela camerâ do dispositivo.
    A capacidade da realidade aumentada para a área mobile é imensa, e duas das áreas mais interessadas são a comercial e de publicidade. Você saca seu smartphone do bolso, abre o aplicativo, aponta o aparelho para uma loja, em instantes o aparelho mostra uma lista de promoções, itens e preços daquela loja. Essa forma de interação, apontar, reconhecer e informar pode ser muito útil em lugares turísticos e na publicidade, para propaganda de produtos e serviços.
    A realidade aumentada e a área mobile crescem rapidamente, podendo ser aproveitadas em vários segmentos de negócio, quem chegar ao mercado com uma idéia criativa e inovadora que utilize esses recursos deverá faturar muito dinheiro. O sistema que vem recebendo mais aplicativos é o Android da Google, de fácil desenvolvimento, muitos aplicativos vêm sendo criados, aplicativos de qualidade. A maior parte utiliza reconhecimento do local, de objetos através da câmera, outros utilizam o GPS.
    O aplicativo Layar, criado especialmente para o Android, mostra informações do espaço físico, enquanto o usuário aponta o dispositivo para o local desejado.


    Aplicativo criado para organizar, catalogar e verificar os livros de uma biblioteca:

    Aplicativo criado pela IBM para mostrar informações sobre o torneio de tênis US Open:

    A empresa SITA criou um aplicativo para Iphone com todas as informações necessárias para os usuários se localizarem em aeroportos. A câmera pode ser utilizada para rastrear o local e informar o melhor caminho para o usuário. As lojas do aeroporto podem alimentar a central do aplicativo com informações promocionais, sendo exibidas na tela quando a loja é focalizada pela câmera.

  7. A era pós touchscreen

    O mouse e teclado foram substituídos por telas sensíveis ao toque, vistas em aparelhos como iPhones e iPads, e estas devem ser substituídas através da utilização de micro telas.

    Já imaginou a possibilidade de saber se o shopping possui uma loja que venda a marca que você deseja apenas olhando para o mesmo? Ou visualizar o perfil em redes sociais ao olhar para uma pessoa? O instituto alemão Fraunhofer pretende possibilitar não só estas, mas várias outras funcionalidades através do iStar, um óculos que utiliza a realidade aumentada como tecnologia base .

    O iStar vem sendo desenvolvido desde 2008, e sendo um projeto relativamente novo, já apresenta bons resultados e gera expectativas. Além de facilitar procedimentos cotidianos como compras ou conhecer uma nova pessoa, pode vir a ser usado no auxílio de missões militares e de segurança.

    Em paralelo ao iStar, já existem no mercado aparelhos de televisão 3D que não necessitam de óculos, lançados pela Toshiba em 2010. E a fabricante japonesa não para por aí; neste ano, em parceria com a Sony e a IBM irá lançar um notebook com a tecnologia parallax (mesma empregada no Nintendo 3DS), que permite a visualização de conteúdo 3D sem óculos especiais, o Dynabook Qosmio T851/D8CR. O notebook usa o mesmo processador do PS3 (Cell), será capaz de exibir conteúdo 3D e 2D simultaneamente, e de converter conteúdo 2D para 3D em tempo real.

    Têm-se atualmente, o desenvolvimento da realidade aumentada e do universo digital também em lentes de contato. Faça-se uso dos óculos ou das lentes de contato, a maior preocupação dos fabricantes a partir destas novas formas de enxergar o “mundo”, será a análise dos efeitos de ambos, na vida, e principalmente, na visão das pessoas.

    Fontes:

    http://www1.folha.uol.com.br/tec/886161-futuristas-colocam-universo-digital-dentro-dos-oculos.shtml

    http://www.portaltech.blog.br/informatica/toshiba-notebook-3d-2d-simultaneo/

    http://www.product-reviews.net/2010/10/05/toshiba-3d-no-glasses-regza-gl1-price-and-official-photos/

    http://www.artsense.eu/?p=311

    Vídeos:

    iStar

    TV e notebook 3D sem óculos

    Homem de Ferro 2

  8. A era pós touchscreen

    O mouse e teclado foram substituídos por telas sensíveis ao toque, vistas em aparelhos como iPhones e iPads, e estas devem ser substituídas através da utilização de micro telas.

    Já imaginou a possibilidade de saber se o shopping possui uma loja que venda a marca que você deseja apenas olhando para o mesmo? Ou visualizar o perfil em redes sociais ao olhar para uma pessoa? O instituto alemão Fraunhofer pretende possibilitar não só estas, mas várias outras funcionalidades através do iStar, um óculos que utiliza a realidade aumentada como tecnologia base .

    O iStar vem sendo desenvolvido desde 2008, e sendo um projeto relativamente novo, já apresenta bons resultados e gera expectativas. Além de facilitar procedimentos cotidianos como compras ou conhecer uma nova pessoa, pode vir a ser usado no auxílio de missões militares e de segurança.

    Em paralelo ao iStar, já existem no mercado aparelhos de televisão 3D que não necessitam de óculos, lançados pela Toshiba em 2010. E a fabricante japonesa não para por aí; neste ano, em parceria com a Sony e a IBM irá lançar um notebook com a tecnologia parallax (mesma empregada no Nintendo 3DS), que permite a visualização de conteúdo 3D sem óculos especiais, o Dynabook Qosmio T851/D8CR. O notebook usa o mesmo processador do PS3 (Cell), será capaz de exibir conteúdo 3D e 2D simultaneamente, e de converter conteúdo 2D para 3D em tempo real.

    Têm-se atualmente, o desenvolvimento da realidade aumentada e do universo digital também em lentes de contato. Faça-se uso dos óculos ou das lentes de contato, a maior preocupação dos fabricantes a partir destas novas formas de enxergar o “mundo”, será a análise dos efeitos de ambos, na vida, e principalmente, na visão das pessoas.

    Fontes:

    http://www1.folha.uol.com.br/tec/886161-futuristas-colocam-universo-digital-dentro-dos-oculos.shtml

    http://www.portaltech.blog.br/informatica/toshiba-notebook-3d-2d-simultaneo/

    http://www.product-reviews.net/2010/10/05/toshiba-3d-no-glasses-regza-gl1-price-and-official-photos/

    http://www.artsense.eu/?p=311

    Vídeos:

    iStar

    TV e notebook 3D sem óculos

    Homem de Ferro 2

    Equipe: Dayane e Sami

  9. Aluno: Leonardo João Faggiani

    Maior Projeto de Realidade Aumentada é Brasileiro

    Veja em: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4544147-EI12882,00-Guiness+maior+projeto+de+realidade+aumentada+e+brasileiro.html

  10. Cavernas digitais utilizando realidade virtual, possibilitam aos projetistas a visualização sem precisar esperar pelas construções de moldes e protótipos.

    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=caverna-digital-realidade-virtual-usuario-final&id=010150110622

  11. Game de fantasmas usará realidade aumentada para assustar no 3DS

    A produtora Tecmo anunciou que lançará uma nova versão do game de terror “Fatal Frame”, em que o jogador usa uma câmera fotográfica para enxergar e enfrentar fantasmas, para o portátil Nintendo 3DS e que usará a tecnologia de realidade aumentada (AR) do aparelho para mostrar os espíritos para o jogador.

    De acordo com a revista japonesa especializada em games Famitsu, o jogo, que tem o nome, em japonês, de “Fatal Frame: Shinrei Shashi”, terá um modo chamado AR Notebook. Ele ainda não teve detalhes revelados, mas pode usar a tecnologia para “encontrar fantasmas” no ambiente real, captado pela câmera do 3DS, com aparições criadas pelo game. Outros modos que usarão realidade aumentada, segundo a revista, são minigames e um modo de combate entre jogadores, que poderão usar imagens próprias transformadas em fantasmas.

    A Tecmo ainda não divulgou data de lançamento do game no Japão e no resto do mundo.

    Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/08/game-de-fantasmas-usara-realidade-aumentada-para-assustar-no-3ds.html

  12. A realidade aumentada tem sido o foco de pesquisas para muitas empresas. A Apple, hoje a maior empresa no ramo da informática, tem investido em novos recursos tecnologicos de mapeamento com realidade aumentada. O aplicativo que está sendo desenvolvido pelos especialistas da empresa ressalta o aspecto realístico do mapa atraves da realidade aumentada, auxiliando na busca de pontos de encontro e na busca de direções. O conseito está sendo desenvolvido para iPhone.

    http://admin.geek.com.br/posts/17421-apple-explora-mapas-com-realidade-aumentada

  13. Se o 3D é a bola da vez no cinema e nas televisões, a realidade aumentada parece ser a próxima aposta em PCs e celulares. A Qualcomm anunciou nesta terça-feira a disponibilidade de um kit de desenvolvimento (SDK) para que programadores comecem a pensar em aplicativos de realidade aumentada para Android.
    Oferecido por meio da rede online para desenvolvedores mantida pela empresa, o kit permite que os desenvolvedores tenham experiências em 3D a partir de objetos do cotidiano, como jogos, informativos e peças promocionais.
    “A Qualcomm quer facilitar a vida dos desenvolvedores na criação de conteúdo em 3D para o mundo real”, explica Jay Wright, diretor de negócios e desenvolvimento da empresa. “Com a disponibilidade imediata do kit, estamos encorajando os programadores a pensarem nos aplicativos futuros”, completa.
    Android deve ganhar aplicativos de realidade aumentada em breve.
    A plataforma Qualcomm AR utiliza uma tecnologia de visão computacional para alinhar elementos gráficos com objetos do ambiente. A proposta é uma evolução das tecnologias atuais que utilizam o GPS do telefone e uma bússola para aplicativos de mapeamento.
    Anunciada pela primeira vez durante a conferência Qualcomm Uplinq, a plataforma de realidade aumentada da empresa tem atraído uma série de indústrias, desde as mais tradicionais até as que buscam oferecer elementos com tecnologia de ponta, passando por agências de propaganda e fabricantes de brinquedos.
    A empresa Ogmento, uma das líderes de mercado e inovadora empresa desenvolvedora de games, também planeja utilizar a plataforma da Qualcomm para novos títulos comerciais.

    Fonte: http://www.tecmundo.com.br/5752-qualcomm-anuncia-realidade-aumentada-para-android.htm

  14. Realidade virtual – BMW

  15. Realidade aumentada é o assunto do momento na web. A realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite uma maior integração do mundo real com elementos virtuais e gráficos criados pelo computador. As aplicações dessa tecnologia podem ser diversas como rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismo de visão, campanhas publicitárias que proporcionam uma experiência diferente ao consumidor e porque não, jogos.

    Apesar de no Brasil o tema ter sido amplamente explorado nas últimas semanas, a Realidade Aumentada é uma tecnologia que vem sendo estudada há um bom tempo e já encontrou emprego em muitos cenários. Não é surpresa então que essa interatividade tenha chegado ao mundo dos games para celular.

    Fonte: http://www.tudocelular.com/Curiosidade/noticias/n21439/games-realidade-aumentada-celular.html

  16. O Jogo Levelhead é um inovador, o jogo é baseado em um cubo real que utiliza recurso da tecnologia de realidade aumentada para reproduzir o cubo virtual no monitor.

    A relidade aumentada permite o manuseio e interação dos objetos com um simples movimento das mãos, é o mais legal de de tudo é que o jogo é open Source.

    Fonte:http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Levelhead-Um-jogo-Print-e-Play-%28realidade-aumentada%29

    Arthur Limeira Brito

  17. Através de um aplicativo da Qualcomm, será possivel assistir um trailer de um filme, aproximando a camêra do celular a uma capa de DVD

    Fonte: http://www.tecmundo.com.br/realidade-aumentada/13123-aplicativo-da-qualcomm-transmite-trailers-de-filmes-via-realidade-aumentada.htm

  18. SmartAr: A realidade aumentada inteligente.

    Muito se fala na realidade aumentada, onde, através de uma web cam, é possível fazer uma interação entre o mundo real e o mundo virtual, através de cartões com códigos que são lidos por um programa de computador, gerando na tela as imagens do mundo real com imagens virtuais.
    Assim, a Sony criou o SmartAr, que se baseia na realidade aumentada, porém não irá necessitar dos códigos de barras ( onde existirão softwares complexos, para o reconhecimento de objetos e imagens do mundo real ).

    Link: http://www.tecmundo.com.br/10237-smartar-a-realidade-aumentada-inteligente.htm

  19. Com essa tecnologia é possível ver dentro dos apartamentos como ficaram, ter uma ideia mais ampla do que deseja no apartamento, podendo assim ver de vários ângulos o hotel ou imóvel que deseja comprar,

    http://blog.go2nplay.com/?tag=realidade-aumentada

  20. Dicas e softwares para começar no mundo da Realidade Aumentada.

    Pesquisando softwares para nos auxiliar na programação e conhecimento inicial da realidade aumentada, achei o link abaixo:
    http://www.ckirner.com/realidadevirtual/?ENTRADA

    O site disponíbiliza informações sobre a biblioteca de desenvolvimento ARToolKit, a Ferramenta SACRA e a biblioteca FlartoolKit. VRML, ARToolKit, SACRA e Flartoolkit são ferramentas gratuitas, que permitem ao iniciante começar a construir mundos virtuais com realidade virtual e realidade aumentada.
    Este site é mantido por Claudio Kirner, o qual possui trabalhos publicados desde 1997. Há tutoriais completos que podem ser consultados por quem está pensando em desvendar este recurso tão valioso.

    Sobre o autor:Claudio Kirner
    Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo EESC-USP (1973) , mestrado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (1978) , doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (1986) e pós-doutorado pela University of Colorado at Colorado Springs – UCCS (1993-1995) .
    Curriculum Lattes, acessível no link: http://lattes.cnpq.br/0277705848688464

    Dica: no link abaixo possui um tutorial simples do uso da ferramenta: ARToolKit : http://www.ckirner.com/download/arquivos/inst-config-exec-ARTK.pdf

    Fonte: http://www.ckirner.com/
    http://www.ckirner.com/claudio/?ENTRADA

  21. Trata-se somente de um conceito de um carro que não necessita da intervenção humana para deslocar-se, e possui um aparato para entretenimento, incluindo a realidade aumentada e virtual.

    http://www.tecmundo.com.br/12121-carro-conceito-dirige-sozinho-e-mostra-o-que-voce-pode-fazer-com-o-tempo-livre.htm

  22. REALIDADE VIRTUAL

    4 de Junho de 2010 – O projecto “Mars-500”, parte do programa espacial russo, deseja replicar as condições de um voo tripulado pelo homem a Marte. Na mais recente e longa fase do projecto (iniciada a 3 de Junho), seis cosmonautas passarão 520 dias num ambiente vedado hermeticamente que simula o isolamento, as limitações e os atrasos nas comunicações de um voo interplanetário. Os cientistas responsáveis pela monitorização dos membros da tripulação internacional (que inclui cosmonautas russos, franceses, italianos e chineses) esperam aprender se uma viagem deste tipo é possível em termos fisiológicos e psicológicos. VEJA O CONTEÚDO COMPLETO NO LINK ABAIXO.

    http://www.nvidia.es/object/nvidia-3d-vision-mars-press-20100604-pt.html

  23. REALIDADE AUMENTADA

    Confira clicando no link http://www.fhaznew.com/2009/06/realidade-aumentada.html o que é a realidade aumentada, e descubra até onde ela pode chegar, ou você pode chegar com ela.

    A área da saúde não fica de fora, com esta nova e inovadora tecnologia a medicina irá caminhar a passos mais largos. Confira no link http://www.woopi.com.br/novo/2010/10/27/realidade-aumentada-aplicada-na-medicina-ja-esta-sendo-testada-ela-podera-ser-utilizada-no-diagnostico-e-como-auxilio-em-cirurgias e entenda melhor.

  24. Como funciona a Realidade Aumentada
    Se você pensava que objetos pulando para fora da tela fossem coisa de filme de ficção científica, conheça a Realidade Aumentada.

    É impossível que objetos reais interajam com objetos virtuais, ou vice-versa, certo? Errado! Dê as boas vindas a uma tecnologia que já começou a revolucionar a maneira como o ser humano interage com as máquinas (e as máquinas com o ser humano): a Realidade Aumentada, ou (RA). Não se preocupe: ainda estamos longe de acontecimentos como os ilustrados em filmes como Matrix e Exterminador do Futuro, se é que eles serão possíveis algum dia. No momento, as máquinas estão ganhando mais “personalidade”, mas isso só significa que elas estão cada vez mais cordiais e responsivas às ações humanas.

    De uma forma simples, Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real, possibilitando maior interação e abrindo uma nova dimensão na maneira como nós executamos tarefas, ou mesmo as que nós incumbimos às máquinas. Assim, se você pensava que objetos pulando para fora da tela eram elementos de filmes de ficção científica, está na hora de mudar seus conceitos. Aliás, o que acontece com a Realidade Aumentada é o contrário: você pulará para dentro do mundo virtual para interagir com objetos que só estão limitados à sua imaginação.

    De onde veio isso?

    Resumidamente, a Realidade Aumentada teve sua origem em algo muito simples: etiquetas. Os códigos de barras não estavam mais cumprindo com perfeição a tarefa de carregar todas as informações que se queria obter através de sua leitura. Por isso, foram criados os códigos 2D (duas dimensões), que permitiam o armazenamento de muito mais informação do que os códigos de barras. O que isso tem a ver com a Realidade Aumentada? Tudo!

    Os códigos bidimensionais são justamente os responsáveis pela possibilidade de projetar objetos virtuais em uma filmagem do mundo real, melhorando as informações exibidas, expandindo as fronteiras da interatividade e até possibilitando que novas tecnologias sejam utilizadas, bem como as atuais se tornem mais precisas. A Realidade Aumentada é utilizada combinando-se um código de duas dimensões com um programa de computador.

    *Temos um artigo que fala especificamente sobre os códigos bidimensionais, ou QR Codes. Clique aqui para acessá-lo.

    Como funciona?

    Três componentes básicos são necessários para a existência da Realidade Aumentada:

    1. Objeto real com algum tipo de marca de referência, que possibilite a interpretação e criação do objeto virtual;

    2. Câmera ou dispositivo capaz de transmitir a imagem do objeto real;

    3. Software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo.

    O processo de formação do objeto virtual é o seguinte:

    1. Coloca-se o objeto real em frente à câmera, para que ela capte a imagem e transmita ao equipamento que fará a interpretação.

    2. A câmera “enxerga” o objeto e manda as imagens, em tempo real, para o software que gerará o objeto virtual.

    3. O software já estará programado para retornar determinado objeto virtual, dependendo do objeto real que for mostrado à câmera.

    4. O dispositivo de saída (que pode ser uma televisão ou monitor de computador) exibe o objeto virtual em sobreposição ao real, como se ambos fossem uma coisa só.

    O vídeo abaixo é um exemplo de como a Realidade Aumentada pode ser usada. No caso apresentado, são utilizadas impressões aparentemente sem qualquer sentido, mas que já estão programadas no software de interpretação e são transformadas em objetos tridimensionais, como telefones e formas geométricas.

    Em outras palavras, o software de Realidade Aumentada é programado com imagens, sinais ou ações pré-definidas e as respostas que deverão ser dadas a elas. Quando o programa recebe essas informações, ele as interpreta e exibe a resposta, que pode ser desde uma simples forma geométrica até objetos mais complexos, como animais que reagem a um carinho na barriga.

    Diferentes tipos, para diferentes aplicações

    A Realidade Aumentada não está restrita a uma única forma de realização. É possível utilizá-la tanto com imagens impressas, para geração de objetos — interativos ou não —, bem como sem qualquer tipo de objeto pré-definido, como você verá nos exemplos de aplicação que daremos em seguida.

    Aplicações

    A Realidade Aumentada não tem limite de aplicações. Ela pode ser usada no entretenimento, para criação de jogos muito mais interativos do que os já existentes; melhoria de processos da medicina, como cirurgias remotas, nas quais o médico pode estar a quilômetros de distância do paciente; indústria automobilística, facilitando a manutenção do carro pelo próprio dono, através de manuais de instrução interativos; além de milhares de outras alternativas que provavelmente ainda veremos serem criadas.

    Você deve se lembrar dos “tamagochis”, ou bichinhos virtuais, como também eram chamados. Os pequenos aparelhos fizeram a cabeça de milhões de adolescentes nos anos 1990. Depois de pouco tempo, eles simplesmente desapareceram sem dar lugar a um sucessor. Mas os fãs desse tipo de brinquedo podem esperar um novo lançamento. A Sony, gigante do mundo dos eletrônicos e do entretenimento, tem o lançamento de um bicho virtual chamado EyePet, ainda para o ano de 2009.

    Os donos de PlayStation devem conhecer o produto EyeToy, que é uma câmera que possibilita maior interatividade do jogador com o mundo virtual criado pelo console. O EyePet utilizará tecnologia de Realidade Aumentada para projetar um pequeno macaco na tela da televisão. Não há como descrever o tamanho da novidade, pois as imagens são simplesmente incríveis. Veja você mesmo o vídeo abaixo e fique boquiaberto.

    Existe um desenho animado chamado “Yu-Gi-Oh”, no qual jogadores utilizam cartas para criar hologramas de monstros e fazê-los entrar em combate em um jogo extremamente competitivo. No PlayStation, temos o Eye of Judgement, um jogo no estilo “trading cards”, no qual os jogadores utilizam cartas com personagens que possuem atributos, poderes mágicos, habilidades de luta e outros. Com a câmera EyeToy, os jogadores não precisarão mais ficar só na imaginação, pois os personagens serão exibidos na tela da televisão e as batalhas ganharão vida!

    O vídeo abaixo, apesar de não estar em uma boa qualidade, ilustra muito bem o grau de interatividade proporcionado pela Realidade Aumentada, em jogos e entretenimento — neste caso, o jogo Eye of Judgement.

    A Realidade Aumentada também terá aplicações em dispositivos móveis. No caso dos bichos virtuais, o iPhone, da Apple, também terá uma versão chamada “Arf”. Trata-se de um cachorrinho que responderá a atitudes do dono, de uma forma parecida com a do EyePet, porém com certas limitações. O Arf, ainda não tem previsão de lançamento, pois a Apple ainda não tem uma plataforma para o iPhone que possibilite o funcionamento da tecnologia.

    A publicidade já demonstra muito interesse pela tecnologia de Realidade Aumentada. Em um exemplo, podemos citar a campanha dos salgadinhos Doritos, que agora possuem em suas embalagens imagens aparentemente sem nenhum sentido, mas que quando mostradas para a sua webcam, dentro do site da promoção, fazem com que um personagem fã de Doritos salte para fora da embalagem e comece a aprontar. Os personagens podem até interagir entre si, através da sua rede de amigos no Orkut. Veja abaixo o vídeo da campanha.

    Mas não pense que somente a indústria do entretenimento ganhará com o aperfeiçoamento da tecnologia de Realidade Aumentada. Em um próximo estágio no desenvolvimento da tecnologia, outras indústrias, e até mesmo o comércio, poderão tirar vantagem das facilidades da RA. Se você estiver em uma loja qualquer, por exemplo, e uma pessoa passar do lado de fora, a vitrine poderá mostrar o modelo, o preço e os tamanhos disponíveis da roupa que a pessoa estiver vestindo.

    Quer testar?

    Se você possui uma webcam, por mais velha que seja, ela é capaz de produzir sinais que podem ser interpretados por programas específicos, para que a imagem que aparece no monitor seja modificada e objetos sejam adicionados à ela. Já existem vários serviços online que permitem que você, usuário, tenha uma ideia da capacidade revolucionária da Realidade Aumentada.

    Infinitas possibilidades

    A Realidade Aumentada ainda está em uma fase inicial de desenvolvimento, mas aplicações incríveis já foram criadas para ela. Imagine poder abrir um livro qualquer e assistir à batalha do bandido contra o mocinho, naquela história épica e sangrenta. Nenhum monitor seria necessário, pois o livro viria com óculos especiais que criariam as imagens diante dos seus olhos, a cada nova página aberta. Ou ainda, suponha que você comprou o carro dos seus sonhos, mas não tem a menor ideia da quantidade de recursos que o veículo possui. A Realidade Aumentada permitiria que objetos virtuais fossem colocados na sua frente e dessem as instruções que você deveria seguir para mexer no complexo funcionamento do automóvel.

    Como a Realidade Aumentada ainda está chegando ao mercado, você ainda poderá encontrar muitas ideias em processo de desenvolvimento e certamente muitas novidades ainda aparecerão. Mas e se você pudesse criar sua própria aplicação para a tecnologia? Qual seria a sua criação? Como você gostaria que ela fosse usada e que tipo de objeto apareceria para o usuário? Os comentários estão abertos. Solte a sua imaginação!

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/2124-como-funciona-a-realidade-aumentada.htm#ixzz1Y4B2NEvc

  25. Mesa educacional com realidade aumentada estimula leitura e escrita
    Solução tecnológica permite interação com materiais manipuláveis.
    Até seis crianças crianças podem usar o equipamento simultaneamente.

    A Positivo Informática lançou duas novas mesas educacionais voltadas para aplicação em escolas: Alfabeto com Realidade Aumentada e Mundo das Descobertas

    A mesa educacional Alfabeto com Realidade Aumentada, direcionada para alunos do Ensino Fundamental I, usa uma tecnologia que permite a interação de objetos reais com ambientes virtuais em 3D, potencializando as atividades que estimulam a criatividade, o interesse pela leitura e escrita e ajudam a ampliar o vocabulário.

    A solução conta com uma câmera e marcadores (tags), que são pequenas placas plásticas com imagens dos personagens apresentados nas atividades. Essas ilustrações são capturadas pela câmera e são transformadas em imagens 3D que podem ser manipuladas como uma pequena “marionete virtual”.

    Já a mesa educacional Mundo das Descobertas atende especialmente a faixa etária de 4 a 5 anos e combina atividades interativas com materiais manipuláveis – como bichos de pelúcia, jogos como dominós, memória, quebra-cabeças, conjunto de letras e números, lâmina de atividades, e dados –, estimulando a construção de conhecimentos na infância por meio de experiências de aprendizagem lúdicas, estimulantes e desafiadoras.

    As mesas educacionais podem ser usadas simultaneamente por até seis crianças e promovem interação e socialização. Por meio das atividades, os alunos brincam e convivem com colegas enquanto buscam – individual ou coletivamente – soluções que as conduzem à apropriação de diferentes linguagens e saberes. As duas mesas já chegam ao mercado pré-qualificadas pelo MEC.

    (http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/06/mesa-educacional-com-realidade-aumentada-estimula-leitura-e-escrita.html)

    Apple trabalha em serviço de realidade aumentada para iPhone

    Thássius Veloso Do Tecnoblog

    Quando você acha que a Apple não tem mais o que colocar no onipresente iPhone, lá vem mais uma patente que dá uma pista do que podemos esperar para o smartphone num futuro próximo. A companhia estaria ponderando adicionar uma nova camada de informação sobre as imagens que são capturadas pela câmera do iPhone.

    Informações relevantes poderiam aparecer no aplicativo de mapas do aparelho, por exemplo. Em vez de visualizar o mapa de cima, o usuário poderia posicionar o iPhone num acessório especial no vidro do carro e ver ali, na tela do dispositivo, quais são os próximos passos de seu trajeto.

    A Nokia recentemente revelou um aplicativo desse mesmo tipo para aparelhos Symbian, que permite apontar a câmera para frente a fim de saber quais são os pontos de interesse próximos. Nesse caso específico, os engenheiros da Nokia utilizam também as informações de GPS para identificar os pontos de interesse.

    (http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/08/apple-trabalha-em-servico-de-realidade-aumentada-para-iphone.html)

  26. Produto chamado Digital Cosmetic Mirror tem a função de poder experimentar os itens da loja sem precisar aplica-los na pele. Com a realidade aumentada você pode utilizar a maquina onde ela tira uma foto do seu rosto e permite várias combinações de maquiagens e até da sugestões.

    http://www.dasmariasblog.com/post/3365/inovacao-da-shiseido-make-up-em-realidade-aumentada

  27. http://jornalismomultimedia.wordpress.com/2010/01/08/realidade-aumentada-ganha-o-mercado-imobiliario/

    Com isso os corretores imobiliários podem projetar movéis dentro de um ambiente para o cliente ver como o imóvel vai ficar.
    Isso faz com que as imobiliárias ganhem os clientes com o projeto futuro do imóvel.

  28. A Nissan colocou o seu novo carro, o Nissan 370Z na realidade aumentada.

    A partir da folha impressa, com o desenho-código, uma espécie de estande surge com o carro em cima dele, girando.
    Ao mexer a folha, o carro reagirá aos movimentos do condutor.

    http://takethewheel.nissan.com.au/

    Com visão na gestão de negócios, este exemplo de RA pode ser usado pelo departamento de vendas de uma indústria têxtil, no qual os representantes, acompanhados de um mostruário e um notbook, poderão oferecer ao cliente a opção de visualização dos produtos com realidade aumentada, onde um modelo irá surgir em um estande, gerando assim uma melhor visualização do produto desejado.

  29. Aluno: Douglas Waltrick

    Estudo de caso da realidade aumentada aplicada no processo de aprendizagem educacional.
    Fonte: http://www2.fc.unesp.br/wrva/artigos/50460.pdf

    A realidade aumentada tem inúmeras aplicações possíveis. Uma delas – pouco explorada até o momento – interfere nas formas de aprendizagem e no relacionamento do cidadão com o espaço urbano.

    Fonte: http://www.revistapontocom.org.br/edicoes-anteriores-ponto-central/realidade-aumentada-na-educacao-voce-ja-pensou-nisso

  30. A Realidade Aumentada está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, podento ter diversas utilidades e aplicabilidade no mundo dos negócios, hoje principalmente como marketing e venda de produtos em lojas virtuais, utilizam dessa tecnologia para interagir com clientes e consumidores.

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI80934-15259,00.html

  31. Realidade aumentada mostra qual a melhor TV para sua casa!

    A Sony inovou na forma como oferece aos seus clientes, uma forma de “medir” o tamanho da TV ideal para o comôdo de sua casa.
    Com um programa de realidade aumentada, um ponto de referência, e uma fotografia do comôdo em questão utilizando o ponto de referência, é possível verificar qual o aparelho ideal a ser adquirido.

    Fonte: http://www.tecmundo.com.br/televisao/12808-realidade-aumentada-mostra-qual-a-melhor-tv-para-sua-casa.htm

  32. Sobre realidade virtual:
    Holografia pode ser o futuro dos video games

    Especialistas afirmam que dentro de poucos anos, a interação com jogos eletrônicos será mais realista, com o uso de holografia. Inclusive, será possível que a máquina identifique o humor do jogador, permitindo uma interação dos humanos virtuais de acordo com a situação identificada.

    Fonte: http://www.tecmundo.com.br/12707-holografia-pode-ser-o-futuro-dos-video-games.htm

  33. Demonstração da BMW Z4 utilizando realidade aumentada

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